Para TV, veículo impresso, podcast ou redes sociais

A dica 4 vai te surpreender

Entrevistas fazem parte da natureza do jornalismo e do entretenimento de não-ficção. São tb uma poderosa ferramenta para a produção de conteúdo em geral. Como entrevistar é uma das coisas que mais gosto de fazer e vcs têm me pedido pra falar mais da profissão e dar dicas, fiz uma lista com dicas pra te ajudar a fazer uma entrevista boa. São métodos que aprendi fazendo muitas e que dão certo pra mim, em especial quando são entrevistas de personagem, em que vc depende que o entrevistado se abra. Não escrevi o básico: que vc deve estar genuinamente interessado e presente no momento ali. Isso é condição, não dica.
Essas dicas podem ser usadas não só por profissionais da comunicação, mas também por gente de outras áreas que quer começar a ser mais ativa nas redes sociais para divulgar seu próprio trabalho por exemplo.

Vamos às dicas!

  1. Entenda o motivo da entrevista
    • Por que você quer falar com essa pessoa? A entrevista é para colher informações de um especialista? É para ouvir uma experiência pessoal? Saber qual é o posicionamento de alguém sobre um assunto? Precisamos ter clareza sobre o motivo da entrevista para desenvolver uma pauta objetiva.
  2. Estude o assunto e escreva a pauta
    • Pesquise sobre o tema da sua entrevista e sobre a pessoa a ser entrevistada e faça uma lista de perguntas já na ordem em que você quer fazê-las. Coloque no papel tudo que você precisa saber sobre o assunto ou que precisa ouvir do entrevistado. Algumas perguntas você já vai saber a resposta, mas precisa ter as “aspas” dele.
  3. Faça perguntas abertas e usando “COMO”
    • Ao escrever sua pauta, prefira. As pergunta abertas, que não possam ser respondidas com sim ou não (especialmente para vídeo ou podcast). Eu, particularmente, gosto muito de usar “como” nas unhas perguntas porque já induz a pessoa a te contar uma história e isso, em geral, é mais interessante do que ouvir só teorias, especialmente com personagens.
  4. Abandone a lista de perguntas
    • É isso mesmo que você leu. Chegou a hora da tão esperada entrevista. Você se preparou, estudou e está pronta. Você vai fazer a primeira pergunta da sua lista e deixar o papo fluir naturalmente, sem ficar consultando a pauta que vc fez. Isso porque quando ficamos muito presos à listinha de perguntas, corremos o risco de perder o melhor da entrevista. Muitas vezes o entrevistado faz uma mega revelação na hora, que não tinha sido apurada anteriormente, é a gente tem que ficar atenta para dar continuidade ao assunto. O importante é estar presente naquela conversa com o entrevistado.
  5. Pergunte “como assim”?
    • Quando algo não ficar totalmente claro para você, não hesite em perguntar e pedir esclarecimentos. “O que você quis dizer com isso?” “Como assim?” Não tenha vergonha de dizer que não entendeu e peça para o entrevistado explicar melhor o que disse. Se continuar sem entender uma questão fundamental para a sua pauta, talvez seja melhor procurar outro entrevistado que saiba te explicar melhor.
  6. Consulte a lista de perguntas antes de finalizar
    • Agora sim: consulte sua pauta antes de finalizar. Quando estou satisfeita com a entrevista e tenho um tempinho, eu pergunto: “tem mais alguma coisa que você gostaria de falar que eu não tenha perguntado?” Muitas vezes é nesse momento em que surgem as melhores respostas, as explicações mais certeiras e concisas sobre um assunto.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Published by

Categories:

Deixe um comentário