Para escolher bem o seu entrevistado, saber o conteúdo é fundamental, mas tem que ter algo a mais — aquele “borogodó”.

Quando a gente tem que entrevistar uma pessoa específica, como o prefeito ou um oficial, não tem jeito, mas muitas vezes a gente tem opção: existem vários personagens que se encaixam em uma pauta e vários especialistas sobre determinado assunto. Muitas vezes o maior especialista da área não consegue explicar o assunto para leigos, então, além de falar bem e simplificar o conteúdo (você vai saber na pré-apuração), é bom que o entrevistado cumpra pelo menos um desses requisitos. Saiba que muitas vezes a primeira pessoa que aparece não é a melhor pra ser entrevistada.

Um bom entrevistado é aquele que tem pelo menos uma dessas características:

  • TEM SENSO DE HUMOR: Consegue passar a informação ou contar uma história de forma lúdica e que não fique muito preocupado em ter que ser muito formal ou sério. Muita gente, acha que precisa ser formal e isso acaba criando uma barreira na comunicação.

  • TEM CARISMA e FALA COM EMPOLGAÇÃO: É uma pessoa que se importa com o interlocutor, é apaixonada pelo tema ou pela história que vai contar. Ela fala com empolgação e varia o tom na hora de falar, ou seja, não vai responder como se estivesse lendo uma bula de remédio.

  • SE EMOCIONA: Se for uma pessoa com uma relação muito próxima e de afeto com o tema ou com a história a ser contada. Com entrevistados que passaram por uma história emocionante é uma dica óbvia, mas serve também para entrevistados mais acadêmicos.

Avatar de Taís Moraes

Published by

Deixe um comentário