Saber contar uma boa história é uma habilidade cada vez mais importante para quem quer inspirar, engajar e convencer.
Usando o estrangeirismo da moda, isso quer dizer: saber fazer um bom storytelling.
Pesquisas mostram que somos sete vezes mais propensos a lembrar de fatos e eventos quando eles são apresentados em histórias bem contadas 1. No artigo de Nick Westergaard para a Harvard Business Review, o autor americano aponta cinco tipos de histórias vitais para uma liderança eficaz, mas que, na verdade, podem ser úteis para qualquer pessoa que queira inspirar, engajar e vender — seja um produto ou uma ideia.
- História de Ensino:
Grandes líderes também são ótimos professores. Use histórias para simplificar temas complexos e modelar comportamentos e habilidades. Certifique-se de que a audiência possa se identificar com o protagonista exemplo da sua história, que passa por uma transformação pelo aprendizado. - História de Ação:
Inspire ações usando histórias que expressem a relação de causa e efeito entre o que você quer que seja feito e os resultados positivos que cada um quer. Você pode usar exemplos do que já aconteceu ou projetar a consequência da ação a ser tomada agora. É uma ótima ferramenta para lançar novas ideias ou impulsionar mudanças organizacionais. - História de Confiança:
Compartilhe um relato pessoal com a exposição de alguma vulnerabilidade sua. Ele vai ajudar a construir um sentimento de confiança e conexão com o público. A vulnerabilidade pode inspirar reciprocidade, gerando um círculo de confiança. - História de Valores:
Incentive sua equipe ou sua audiência a abraçar os valores que você considera importantes e que são essenciais para o seu negócio. Ao mostrar exemplos reais de pessoas vivendo esses valores, você não está apenas falando, mas também agindo de acordo com eles. - História de Visão:
São aquelas que ilustram o futuro a longo prazo com uma imagem que você idealiza e quer criar junto com a sua audiência. Esse tipo de história torna o que é abstrato mais tangível para o público que o impulsiona a seguir o mesmo caminho e a buscar esse ideal. Um exemplo fantástico de história de visão é o discurso “I have a dream” de Martin Luther King em que ele descreve com detalhes o futuro ideal, mais justo e igualitário.
Você já usa alguma dessas histórias nas suas redes sociais? Que tal colocar em prática?
- Gordon H. Bower and Michal C. Clark of Stanford ↩︎


Deixe um comentário